Telefone: 219 936 967   |   Mail: geral@rebelisol.pt

Poupança

Isolar é ganhar competitividade

Na Indústria, isolar é ganhar competitividade.

O custo com a energia é uma das variáveis que mais peso tem ganho na conta de exploração das empresas industriais. O seu peso pode mesmo ultrapassar valores acima de 40% dos custos de produção.

O aumento dos custos com a energia que atualmente se faz sentir em Portugal, tem maior impacto nas empresas que até à data não têm tido qualquer preocupação com a fatura energética. Estas perdem competitividade face às restantes.

Com as alterações das tarifas de energia torna-se imperioso melhorar a eficiência das instalações e equipamentos. Assim todos os consumidores de energia procurarão reduzir os custos com a energia por forma a ganhar, ou pelo menos não perder, competitividade face aos demais concorrentes.

Podemos sempre reduzir o consumo energético com a redução da produção, mas o objetivo é reduzir o custo energético para a mesma unidade de produção ou produzir mais com o mesmo ou menos consumo energético.

Os nossos clientes reconhecem a importância do uso do isolamento eficiente. A nossa missão é ajudar as empresas a descobrir a economia escondida utilizando o isolamento adequado, com impactos positivos na redução da factura energética.

O isolamento é a forma mais barata de reduzir os custos com a produção sem comprometer a qualidade da mesma.

Inicialmente Isolar pode ser considerado um investimento elevado, por causa disto, muitas empresas protelam este tipo de decisão, no entanto os benefícios reais deste investimento são altamente compensadores e são um factor de ganho de competitividade.

O investimento no isolamento tem um retorno muito rápido. O pay back pode ser atingido em menos de 1 ano, no caso em que as tubagens e equipamentos não estejam isolados ou estejam danificados, dados do relatório “Climate Protection With Rapid Pay Back” da EIIF, European Indústrial Insulation Fondation.

O estudo da ECOFYS promovido pela Eiif identifica um elevado potencial de ganhos de eficiência energética e poupança para as empresas que apostem no isolamento das suas indústrias ou atividades.

Este estudo revela que mais de 10% das condutas e equipamentos na Europa ou não estão isolados ou estão insuficientemente isolados ou isolados com isolamentos danificados.

Este estudo aponta para uma poupança potencial de 66% das perdas de calor, caso se opte por isolar todas as superfícies com base numa preocupação custo benefício. O potencial de poupança é enorme.

Este estudo está disponível na internet. Pode consultar o resumo no site www.eiif.org